terça-feira, 7 de julho de 2009

Dança é pensamento? Dança é inteligência?


Passando pelo blog da professora Renata Rezende, pude conhecer um pouquinho sobre dois livros: Movimento Total de José Gil, e L`Ame et la Dense (A alma e a dança) de Paul Valéry.


Achei muito interessante a reflexão que ela faz sobre a ligação entre o movimento e o pensamento.


Quando Renata escreve:
"Valéry acredita que a dança não se limita a dar a pensar certos movimentos, impensáveis de outro modo, mas constitui uma maneira de os pensar, transforma em movimento de pensamento o que o pensamento comum do movimento comum não pode pensar e é, por isso, segundo ele, que a dança nos fornece o acesso aos “conhecimentos divinos” e é por isso que os coreógrafos têm o sentimento de pensar quando dançam. (...) A dança diz, portanto, um sentido, mas “divino”, desajeitadamente traduzido pela linguagem e pelo conceito, ao passo que se encontra por inteiro exprimido nos movimentos da bailarina. O movimento da dança é o movimento do pensamento na medida em que as suas “atitudes impossíveis” traduzem o pensamento “absurdo” que só o corpo dançante resolve. Ou seja, a dança torna legível para o olhar e para um corpo de pensamento, os movimentos incompreensíveis do corpo paradoxal."

Acredito ser esta relação, corpo, dança e pensamento, que Renata quis retratar com os leitores. Este pensamento implícito da dança é o que nos liberta e nos faz expressar tantos outros sentimentos que estão relacionados com ela. Quando cito no título do blog, "Dança é arte, expressão, força e liberdade", levo em consideração esses movimentos, muitas vezes impensáveis, que refletem de uma forma tão mágica, os nossos reais pensamentos.

Depois dessa análise, me recordo de um outro post, em que eu levantava a questão da dança ser considerada inteligência. Já que os passos se relacionam com a mente, já que os coreógrafos têm o sentimento de pensar quando dançam, já que o movimento da dança é o movimento do pensamento, porque não consideramos a dança uma inteligência?

Será que inteligente é somente o que faz parte do intelecto? Se inteligência é a faculdade do entender, compreender, pensar, raciocinar e interpretar com facilidade, por que dançar não pode ser considerado uma inteligência? Por que sempre relacionamos inteligência com escola, livro, lápis e borracha? Será que inteligência é só isso mesmo?
Ou nos ensinaram errado?

Um comentário: