quarta-feira, 8 de julho de 2009

Pina Bausch


A ilustre coreógrafa e bailarina alemã, Pina Bausch, morreu no último dia 30. Ela foi responsável por universalizar a expressão artística dança-teatro. Em 1973, assumiu a direção do Balé de Wuppertal, que logo adquiriu o nome, de Teatro Dança de Wuppertal. Já que suas coreografias são uma junção original de teatro e de dança moderna, refletindo os sentimentos humanos.

“Não me interessa como as pessoas se movimentam, me interessa o que as movimenta”, era o que dizia Pina Bausch. Seu método de trabalho consistia, sobretudo, em provocar os dançarinos-atores para que dessem respostas físicas e verbais a indagações fundamentais do ser humano. Suas obras sensibilizavam o público pela leveza, pelo conteúdo humano e pelo estímulo à reflexão.

Entre as suas produções, destacam-se Komm tanz mit mir ("Vem, Dança Comigo", 1977), Keuschheitlegende ("Lenda de Castidade", 1979), Viktor (1986), ou Café Muller (apresentado no vídeo abaixo).

"Para mim, o mais importante é a vida. O que importa é compartilharmos nossos sentimentos, nossos medos e nossos desejos. Não tanto no sentido privado, mas no sentido coletivo. Se cada um for ao fundo de si mesmo, perceberá que há uma linguagem comum a todos, que todos falamos e através da qual nos entendemos e nos identificamos”. Pina Bausch










Um comentário:

  1. Que emoção! Os sentimentos mais sombrios da alma, as contradições de nosso ser, os diálogos que não se encontram...PINA B. é D+++.Adorei.

    ResponderExcluir