segunda-feira, 1 de junho de 2009

Dança e Cidadania

Não era o que eu planejava pra hoje, mas foi o que aconteceu

Fui ao dentista, consulta de revisão.
Sentei na cadeira, abri a boca, e depois de sofrer um pouquinho, cochilei enquanto ele falava ao telefone.
Do outro lado da linha (que expressão antiga essa, meu Deus!) alguém comentava sobre o novo projeto dele.
A criação de uma ONG, a busca por patrocinadores. Algo realmente interessante.
Depois que acordei e abri a boca novamente ele me explicou tudo. O projeto visa melhorar a condição da saúde bucal de moradores das comunidades que ficam ao redor da clínica.
O trabalho já começou. Pelo que me disse, houve até festa com pula-pula, cachorro-quente e tudo que toda criança merece.

Achei bem legal a iniciativa. Depois que levantei fiz mais umas mil perguntas e entendi o programa todo. Aí pensei: Será que alguém já fez uma ONG ou elaborou um projeto que utilizasse a dança como elemento transformador?

Aqui em Vitória eu não sei, mas lá no Distrito Federal a coisa anda fluindo bem! O projeto núcleo de Dança e Cidadania ensina gratuitamente jovens de escolas públicas de 13 a 18 anos a dançar. No blog da Academia "Estilo e Dança" achei uma matéria incrível que saiu no Correio Braziliense sobre o assunto. O texto conta com excelentes depoimentos, de como a dança pode mudar a vida de alguém:

“Eu e minha mãe estamos desempregadas. Mas sempre dou um jeito de vir às aulas, a dança mexe com o nosso lado humano, você aprende a respeitar os limites do outro e a quebrar preconceitos, a ver que é lindo dançar junto”.

Um comentário:

  1. o dentista rendeu hein..
    legal esse tipo de iniciativa :)
    e obrigaaada pelo link no último post!!

    ResponderExcluir