quarta-feira, 17 de junho de 2009

Entrevista: Cida (parte 1)

Maria Aparecida da Silva, ou Cida (como prefere ser chamada), é a única educadora física do Estado que dá aulas de Dança de Salão. Cida, 50 anos, mãe de três filhos e avó de um menino, trabalha como professora de dança e de Pilates. Ministra aulas de dança de salão toda segunda-feira à noite na Ufes.

1- Como a dança entrou na sua vida?
Quando eu tinha 9 anos meu pai disse que iria me ensinar a dançar. Ele dançava divinamente. Podia ser mambo, rumba, rock, samba de gafieira, papai era “o cara”! No baile, as mulheres faziam fila para dançar com ele. Além de ser ótimo dançarino, meu pai tocava como ninguém. Acho que é por isso que minha irmã ainda toca instrumentos musicais e eu continuo dançando. O talento do papai foi dividido entre nós duas. No mesmo ano em que ele me ensinou a dançar, ele morreu. Acredito que antes de sua morte, me deixou de presente a arte da dança.

2- Quando criança, você chegou a frequentar alguma escola?
Então, depois da morte de papai minha mãe se casou com um homem que era Batista. A religião dele não permitia que eu dançasse. Porém, com 14 anos eu ganhei uma bolsa da Escola de Dança e comecei a dançar escondido.

3- Você teve influência de alguém para permanecer dançando?
Eu dancei numa Companhia em São Paulo até 1967. Neste ano, parei de dançar para fazer o Curso de Educação Física em Taubaté. Durante este período eu já estava envolvida com a dança de salão. Depois me mudei para São José dos Campos, foi lá que conheci uma advogada que dava aula na Companhia. Ela se arrumava para dançar, passava batom, usava salto alto, era como se estivesse indo para uma festa. Eu achava a iniciativa dela incrível. Ficamos amigas e dançamos juntas em São José dos Campos até 1971.

4- O que é a dança para você? Você também se arruma para dançar?
A dança é beleza, plasticidade. Arrumo-me para dar aula por influência da advogada. Por que não se arrumar para dançar? O prazer de dançar é tão grande, por que não se arrumar para dar aula? Dar aula para mim é como se fosse ir para um baile, uma festa.

5- Você considera a dança de salão algo técnico ou é necessário ter dom?
A técnica faz com que você dance. Uma pessoa que não sabe nada aprende. Mas quando você vê algo que é especial, que ilumina o ambiente, aí é dom. É como no esporte, tem os que jogam e os que dão espetáculo, estes últimos são os iluminados. Com o tempo, você pode aprimorar o dom com a técnica. E para os que acham que não possuem dom, é necessário querer e buscar, para que você o ache dentro de você. Quem quer e busca encontra o seu próprio dom onde estava “escondido”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário