segunda-feira, 22 de junho de 2009

Crônica: Quem era Michael Jackson?


Branco ou preto?
Pedófilo ou ídolo?
Ícone da música ou viciado em transformações?
Excelente dançarino ou louco de pedra?
A eterna criança ou o grandioso rei do pop?
Quem foi Michal Jackson?

A eterna busca por perfeição, fez com que Michael deixasse de ser negro. Mas como alguém muda de cor? Vitiligo? Até onde eu sei, vitiligo deixa manchas esparsas pelo corpo, e o tratamento da doença faz com que as manchas claras voltem a ficar da cor original da cor da pele. Sendo assim, como Michael conseguiu ficar branco?

Por que o astro sempre esteve tão insatisfeito com sua aparência? Por que tantas plásticas no nariz, nas bochechas, nos lábios, na testa, no queixo? Michael era alguém que não gostava de quem era. Acredito que quando criança foi tachado de feio pela família e pelos amigos. Pelo menos, foi isso que ele disse em entrevistas.

Os casamentos estranhos, com uma famosa e uma desconhecida, demonstram a intenção de compor uma família normal. Mas que normalidade é essa que coloca o filho para fora da janela de maneira completamente inconsequente? Aliás, quem era a mãe daquele bebê? Era Michael o pai da criança? Dúvidas e mais dúvidas que talvez sejam respondidas agora, após sua morte.

Michael foi uma criança que não teve uma infância comum. Com 9 anos, ele começou a fazer sucesso com os irmãos e daí em diante vieram shows, fãs, gritos. Michael cresceu com adultos. Mas por dentro, o que se via era uma criança. Mais tarde ele comprou o parque de diversões “Neverland” e assumiu dormir com criancinhas. Ele assumiu apenas dormir, disse que gostava de brincar com elas. Mas apesar de tudo, foi acusado de estupro e pedofilia. Verdade ou mentira?

Apesar de todas as contradições, Michael foi muuito querido por muuita gente no mundo. Se a vida pessoal do astro é lembrada de forma negativa, a vida artística
ficará guardada para sempre na memória de seus fãs.

Michael encantou gerações e transformou a ideia que existia de música e dança. Quando entrava no palco, o rei do pop parecia flutuar. Eram movimentos rápidos, exóticos, únicos de um rei. A sua voz ajudou na luta contra a fome na África e sua música se tornou um hino mundial.

Além disso, sua dança irreverente foi imitada por milhares de pessoas. Ele era o ícone, o exemplo a ser seguido por tantos outros. Com certeza sua dança é e será lembrada como uma das
coreografias mais marcantes da história. Foi usada como forma de expressão e transformação em várias comunidades, como é o caso de um presídio na Ilha Filipina de Cebu (vídeo acima). Onde 1500 presos homenagearam o cantor aos passos de Thriller.


Ele foi quem mais vendeu discos. Deve ser uma das três pessoas que mais possui fãs no mundo inteiro. E mesmo assim, morreu praticamente falido.

Michael Jackson era inexplicável. A sua vida se resume a uma montanha-russa do Neverland, cheia de altos e baixos, erros e acertos, medos e sonhos, como a de cada um de nós.
Agora quem sou eu para tentar entendê-lo ou julgá-lo?






Obs: Em um dos 861 comentários sobre a morte de Michael no blog deste site, encontrei um que achei interessante:

[Arylassa] [Pensilvânia] Sinto-me vazia. Michael era o amor de minha vida. Eu passava horas decorando suas coreografias. Era cansativo, mas me sentia inteligente. Mesmo preferindo ele preto. Mesmo com a terra o cobrindo, minhas fantasias serão eternas. ps. Espero que não cremem ele.


Dançar pode ser considerado inteligência?
(Não estou sendo irônica, mas apenas levantando um questionamento)

Um comentário:

  1. Nossa que texto ridículo! Cheio de achismos pessoais e inverdades, isso é o que dá as pessoas se alienarem e ter preguiça para conhecer melhor as pessoas antes de escrever tanta asneira. Uma porcaria esse texto.

    ResponderExcluir